Configurar domínios personalizados no novo Blogger



A plataforma do Blogger permite que os proprietários dos blogs configurem de maneira opcional um endereço personalizado. Essa função faz com que os blogs tenham um endereço exclusivo, aumentando sua credibilidade e fazendo com que os visitantes identifiquem com facilidade o seu novo endereço.

Embora seja um serviço que precise de pagamento anual, é um investimento que você fará em seu blog e a favor dos seus leitores. Mesmo que você deixe de usar a plataforma do Blogger no futuro, o seu domínio será seu e você poderá usá-lo em qualquer outra plataforma.

Ao longo do texto, explico como você pode configurar um domínio personalizado corretamente após a atualização do novo layout do Blogger.

Configurar um novo domínio já comprado no Blogger


Passo 1

Acesse o painel do Blogger (www.blogger.com);

Passo 2

Selecione a opção ConfiguraçõesPublicação › e clique em Domínio personalizado:

Página de domínio do Blogger

Passo 3

Insira o endereço do domínio personalizado que você comprou no campo indicado e clique em Salvar:

Visualizando os códigos CNAMEs do Blogger
Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. No site do registrador do seu domínio, localize as configurações de Sistema de Nome de Domínio (DNS) e digite estes dois CNAMEs.


Passo 4

Você verá dois códigos que são os códigos CNAME específicos do seu blog. Esses códigos, você deve inserir no painel administrativo do registrador do domínio (o local onde você comprou o domínio):

Informações de CNAMEs do Blogger


Passo 5

Agora, você precisa acessar o painel administrativo do registrador do domínio e ir na área de DNS para inserir os códigos CNAME que você obteve no passo anterior. Cada registrador possui uma área administrativa diferente, porém são semelhantes.

Se você não sabe como chegar à área de DNS do seu registrador, entre em contato com o suporte deles.

Neste passo a passo iremos utilizar o Hostinger como exemplo. Na opção ZONA DE DNS em Adicionar novo:

Configurando primeiro CNAME no registrador


Passo 6

Insira os primeiros códigos que visualizamos no passo 4 aqui do passo a passo e confirme para ativá-los:

Configurando segundo CNAME no registrador


Passo 7

Crie uma nova entrada para inserir o segundo trecho dos códigos CNAME no registrador:

Concluindo a configuração de CNAME


Após salvar todas as configurações, o registrador obrigatoriamente levará algum tempo para propagar as informações na web. No Hostinger por exemplo, as alterações são aplicadas cerca de 2 horas depois de ter feito as configurações. Já em outros registradores, as alterações levam até 24 horas para funcionar.

Passo 8

De volta ao painel de configurações do Blogger, repita os passos 1, 2 e 3 deste tutorial para inserir o domínio e fazer com que ele funcione em seu blog. Marque a caixa de redirecionamento e suas alterações serão salvas automaticamente:

Redirecionar domínio no Blogger


DICA ADICIONAL: É interessante que você também crie Entradas A para que seu blog redirecione corretamente sem o WWW. Saiba como configurar seu blog sem o WWW.

Seu domínio já está configurado corretamente e os visitantes do seu blog já serão redirecionados para um novo endereço (www.seudominio.com).

Se tiver alguma dúvida durante esse processo, deixe um comentário abaixo.